Oncologia no HDP
Quarta, 05 de Abril de 2023 às 09h30min
Por iniciativa do CODEMAU, administração municipal de Frederico Westphalen e Hospital Divina Providência, realizou-se importante reunião, na segunda-feira dia 03 de abril, com lideranças regionais para apresentar o andamento da instalação da oncologia junto ao Hospital Divina Providência

Por iniciativa do CODEMAU, administração municipal de Frederico Westphalen e Hospital Divina Providência, realizou-se importante reunião, na segunda-feira dia 03 de abril, com lideranças regionais para apresentar o andamento da instalação da oncologia junto ao Hospital Divina Providência.

Inicialmente a presidente do CODEMAU Marcia Faccin, fez um resgate histórico da mobilização regional feita em 2017 através da votação na Consulta Popular, quando na época, a região, votou massivamente na demanda regional da oncologia, garantindo o valor de aproximadamente 1,4 milhões, demanda essa constante no Plano Estratégico de Desenvolvimento da região. Também pontuou todo o empenho e acompanhamento feito desde 2017, até a presente data, para que a demanda votada, possa efetivamente estar à disposição da comunidade regional, elencou que o trabalho do CODEMAU é efetivamente mobilizar a região para votar e posteriormente acompanhar e monitorar a implementação da demanda votada e priorizada quando da Consulta Popular.

A execução das demandas da Consulta Popular é feita diretamente com o executivo municipal ou entidades indicadas, neste caso, com o HDP de Frederico Westphalen, que foi a entidade que encaminhou o projeto e assinou o convênio com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado. Também em sua fala, a presidente ressaltou o empenho e dedicação do prefeito Panosso para a implementação desta tão importante obra para a comunidade regional.

Na sequência o presidente e o administrador do HDP, apresentaram um histórico das ações já realizadas e os próximos passos a serem feitos para dar início efetivamente a construção do espaço físico para instalar a oncologia junto ao hospital. Ressaltaram os problemas que aconteceram, que, infelizmente não estavam previstos, o que, levou ao atraso para o início das obras, uma vez que a primeira parcela do recurso da Consulta Popular foi paga em 2019 pelo Governo do Estado, e as próximas parcelas, ainda não foram pagas, em virtude dos problemas encontrados, no início das obras, não tendo sido possível dar sequência, como inicialmente estava previsto no projeto. Foi ressaltado aos presentes, importante reunião feita no decorrer do mês de outubro de 2022, com a secretária estadual de saúde Arita Bergman, onde participaram representantes do CODEMAU, HDP e Prefeito e vice-prefeito de Frederico Westphalen, quando foi conseguido garantir o recurso da Consulta Popular e mais um aporte através do Avançar 3 na Saúde, chegando ao montante de 3,6 milhões, o convênio vigente.

Em sua fala o prefeito Panosso agradeceu inicialmente o empenho da comunidade regional em votar na demanda da oncologia, e conclamou a todos os prefeitos e lideranças a juntos, buscar recursos de emendas de bancada para concluir a obra, bem como, para manter o serviço.

Como encaminhamento a presidente do CODEMAU, sugeriu nova reunião, para dar andamento a temática, tendo ficado agendado a data de 27 de abril as 14 horas no auditório da URI. Os compromissos assumidos até a próxima reunião foram: A diretoria do HDP irá organizar e apresentará, na reunião, um valor estimado para instalar a oncologia, bem como, o valor mensal para a sua manutenção, o CODEMAU irá encaminhar convite a todos os 22 municípios, convidando, além dos prefeitos municipais, dos vereadores e das entidades regionais, os presidentes regionais dos partidos políticos, para estes, somar forçar e contatar os deputados, para destinar emenda de bancada, para a área de saúde. Os vereadores de Frederico Westphalen, que participaram da reunião, comprometeram-se em contatar todas as mesas diretoras das câmaras de vereadores convidando-os a participar da reunião, além de sugerir, que se tiverem sobra de recursos do orçamento da câmara, possam destinar parte ao HDP, para o projeto de oncologia.

O prefeito Panosso comprometeu-se de contatar, inicialmente o presidente da bancada gaúcha, deputado Carlos Gomes, para falar da demanda que a região irá apresentar. Também foi sugerido, a criação de um comitê gestor regional para acompanhar o andamento dos trabalhos de instalação da oncologia no HDP. Além de organizar, um projeto ampliado a ser apresentado a bancada gaúcha para os 4 anos, buscando fortalecer toda a saúde regional, inicialmente com a instalação da oncologia e ampliação da hemodiálise, e posteriormente, aporte de recursos para todos os hospitais que são referência na região.

Fonte: CODEMAU
Fotos