Região do CODEMAU define as prioridades para compor a cédula de votação da Consulta Popular 2020-2021
Segunda, 02 de Novembro de 2020 às 11h00min
No dia 01 outubro de 2020 realizou-se a Assembleia Pública Regional do Consulta Popular do COREDE Médio Alto Uruguai a qual contou com participação de autoridades dos municípios da Região.

No dia 01 outubro de 2020 realizou-se a Assembleia Pública Regional do Consulta Popular do COREDE Médio Alto Uruguai a qual contou com participação de autoridades dos municípios da Região, entidades e lideranças para tratar sobre as propostas para composição da cédula de votação da Consulta Popular. A presidente do CODEMAU Márcia Faccin apresentou propostas que podem ser incluídas na cédula de votação da Consulta Popular, de acordo com o Caderno de Diretrizes criado a partir do Plano Estratégico do CODEMAU. Após os Conselhos Municipais de Desenvolvimento da região manifestaram suas sugestões para a cédula de votação e, por unanimidade, os municípios sugeriram que a cédula de votação será composta por três demandas: 1. Apoio às cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e regional,2.Projeto de inclusão digital nos municípios do CODEMAU,3.Apoio ao jovem empreendedor rural.Estas demandas foram encaminhadas para a SGGE – Secretaria de Governança e Gestão Estratégica para homologação.

ADiretora do Departamento de Desenvolvimento Regional, Bruna Blos, repassou as orientações técnicas para a realização da Consulta Popular, com base no regimento da Consulta Popular 2020-2021. Bruna explicou que a votação da Consulta Popular deste ano acontecerá entre os dias 26/10 a 03/11 de formainteiramente on-line, sem pontos de votação presenciais para evitar aglomerações no intuito de precaver-se da contaminação por COVID-19. Aindaressaltou que os COREDES que atingirem os melhores índices de participação, terão prioridade nos pagamentos de suas demandas, à partir dos melhores índices de votação.

É importante ressaltar que para os municípios acessarem o recurso terão que atingir no mínimo 2% de votos no município e que, de acordo com os critérios de distribuição definidos na assembleia, os 10 municípios com maior percentual de votação acessarão os recursos primeiro.

Fonte: CODEMAU.
Fotos